Reflexão: "A lição sabemos de cor , só nos resta aprender."
Criatividade
Um casal foi comprar um santana em uma loja de carros.Era uma loja muito grande e eles tinham todas as cores de santana,vermelho,azul,prata,verde....Então chamaram o vendedor e pediram um santana branco. Aquele sorriso entusiasmado do vendedor se transformou num desespero.Eles tinham todas as cores de santana menos o branco.O vendedor pediu ao casal que esperassem um pouco pois ele iria averiguar se já não haviam vendido o sanana branco.O vendedor começou a entrar em crise pois não sabia o que dizer.Foi quando chegou ao casal e disse;"Ah , o santana branco é para taxi...." Então o marido disse a esposa,está vendo?Eu não te disse que carro branco é de taxi?E opataram por levar um santana vermelho.
Nem sempre a criatividade dá certo ,mas neste caso funcionou.
Uma coisa eu digo , a mente deve estar livre para criar e como ela é gigante e capacitada.Somente o que falta é você programar a sua mente,quando você descobre e acredita no seu poder ele se abre e ninguém mais segura.
Walt Disney disse:"O que for capaz de sonhar,será capaz de realizar".
Olho para o castelo de Disney, a Capela Cistina de Michelângelo , o Taj mahal.
Na maioria das vezes travamos uma idéia por culpa do medo do julgamento das pessoas.Dizem que quando Deus criou a arte criou junto o seu subproduto,a crítica.
Então amigos,vamos criar,vamos produzir.
Bom,na palestra do Paulo Angelim ele nos fez prestar atenção sobre o foco.Disse para focarmos no foco da atenção do cliente e abstrairmos de nossos próprios desejos.
Empatia
Olhar pelos olhos do outros.
Em um dos livros de minha amiga,Marcia Frazão,ela cita um provérbio indígena norte-americano que diz assim:
"Grande Espírito,assegura que eu não critique meu vizinho antes de andar uma milha com seus mocassins".
A empatia é isso,é se sentir na pele do outro deixando de pensar que ele é idntico a nós e pensa e respira exatamente como nós.Nenhum ser é 100% idêntico a tomar como exemplo a voz. Alguns dizem que fulano tem a voz igual a de ciclano.Mentira.pode ser muito parecida,mas o timbre é diferente.
Pensando assim,nos colocamos no lugar de nossos clientes e começamos a pensar como eles gostariam de ser tratados,recebidos e com seus problemas solucionados.
Persuasão
É a massagem do ego.
Persuasão é convencer uma pessoa de que sua proposta é boa para ela.
É como a técnica do Dr. Lair quando ele citou o exemplo da venda dos móveis.
O vendedor chegou para a cliente e disse:"Você vai colocar a cadeira na sala de jantar ou na sala de estar?A cliente se imaginou procurando um lugar para aquela cadeira em sua casa e acabou comprando a cadeira.Talvez o vendedor não tivesse finalizado a venda com uma pergunta fechada.
Disciplina interior(cautela)
O eterno supervisor e seguir o que se propõem a fazer .
Isso é importante,se você larga uma coisa na metade do caminho,dificilmente vai concluir o que começou.
Auto -estima
É o mesmo que a força do ego.
devemos proclamar e não reclamar.
Autoconfiança: se conheça melhor para confiar mais em você
Pior que a baixa autoconfiança é a autodesconfiança ou total falta de autoconfiança. Parece estranho, mas é isso mesmo. Tem gente que duvida de sua própria capacidade, pois tem baixa autoconfiança. Mas tem outro tipo de gente que não duvida de seu potencial, na verdade, tem certeza de que não consegue, não presta, não está capacitado, ou seja, se autodesconfia. Diz-se que ter fé é crer e que confiar é agir na crença, ou seja, ter fé é acreditar que se você cair alguém lhe socorrerá. Já confiar é, simplesmente, se jogar, ou seja, quem autoconfia não apenas crê, mas age sobre o que crê: faz, realiza e concretiza, se vale para tal da percepção que tem de si e do valor que se dá. O autoconfiado, para fazer o que precisa ser feito, confia em seu potencial e nas suas capacidades.
Conhecer-se é fundamental para acreditar em você!
Ter baixa autoconfiança é agir com medo, com hesitação e sem entrega completa. Mas pior é o que desconfia dele mesmo, pois simplesmente não age. Dá as costas para as oportunidades, se esquiva, recua e se esconde. Nem se permite a chance do erro. Entenda: desconfiança é a falta de confiança, ou seja, “falta de crença nas qualidades de outrem ou de si”. É imaginar a possibilidade de um deslize, uma traição, uma demonstração de incompetência, de falta de crédito ou de fé e, por isso, não agir. Quem desconfia de si crê que algo falhará, não será bem-feito ou não é forte o suficiente para cumprir a sua função. É um desesperançado, inseguro e frágil. A pessoa que tem uma baixa autoconfiança acredita minimamente nela. Já o que se autodesconfia se anula por completo.
Mas autoconfiança tem a ver com o conhecimento que temos de nós. O conhecimento gera segurança e confiança. Sabe quando você vai seguro e confiante prestar um exame, realizar uma venda, conduzir uma reunião, fazer uma apresentação pública? Não tem outra explicação: essa confiança é gerada a partir da certeza de que você é capaz de obter bom êxito no que se propõe a fazer. Por sua vez, essa certeza é fruto da experiência de já ter feito antes, de já ter praticado ou de já ter exercitado o suficiente. Sou contra a idéia de que quando você acredita que pode, você consegue. Não basta só acreditar, você tem de confiar com base nas suas experiências. Entregue uma tarefa a um incapaz motivado, e você terá alguém extremamente entusiasmado em fazer o que não sabe como fazer. Você já pode imaginar o resultado.
Agora, tenha cuidado para não achar que é auto-suficiente. Isso gera arrogância e prepotência. Um passo largo para a queda. O autoconfiante conhece suas virtudes, mas também deve ter consciência de suas falhas e deficiências. Por isso, confia nos limites superiores e inferiores de sua capacidade e os respeita. A idéia não é sustentar que não confiemos em nós. O objetivo é alertar que somos falíveis, que não somos soberanos e, por isso, estamos sujeitos a falhas.
Mas como fazer com que alguém que não se estima passe a confiar mais em si?
O primeiro passo para construir autoconfiança é descobrir quem você é. Mas é muito difícil nos enxergarmos na nossa totalidade. Assim, é quase certo que você precisará da ajuda externa: colegas, amigos ou familiares, para conseguir construir uma imagem correta de sua pessoa.
A partir daí, da consciência de quem você é, do que é e não é capaz de fazer e realizar, começa a construção de uma nova e maior capacidade, a partir da reciclagem, da leitura e dos exercícios práticos. Autoconfiança se consegue fazendo, errando, tentando de novo e corrigindo até acertar. Por isso, mova-se, prepare-se, teste-se, prove-se, examine-se e pare, pelo amor de Deus, de se autodesconfiar. Você tem valor. Só precisa descobrir isso. Pode confiar, funciona.
Você tem sede de quê?
Vamos supor que a sua empresa tomou a medida drástica e absurda de não fornecer mais água potável para seus funcionários, deixando que cada um se virasse para saciar a sede. Pois bem, além de espernear, gritar e chorar, declarando quão estúpida e injusta foi essa decisão, o que você faria? Começaria a procurar um novo trabalho, entraria com um processo contra a empresa ou iria denunciá-la?
É possível que alguns, ou muitos, fizessem alguma coisa parecida. Mas eu pergunto: e quanto à sede, o que você faria? Enquanto a empresa não resolvesse a ausência de água ou não chegasse uma liminar judicial obrigando-a a restabelecer o fornecimento, você ficaria sem beber água, com sede? Quer saber a verdade? É muito provável que você desse o seu jeito. Traria uma garrafinha de casa ou compraria. Afinal, sede é inegociável, ou você a satisfaz ou sente as conseqüências dessa necessidade não suprida, certo?
Agora responda: produzir muito, fazer a diferença e obter grandes resultados são, para você, necessidades reais, assim como nutrir o seu corpo? Quando você não alcança isso, quando não atinge o sucesso no que faz, sua alma dói? Você se inquieta, se incomoda como se estivesse com muita sede? Acompanhe meu raciocínio: você concorda que estar motivado, entusiasmado e comprometido é imprescindível para obter grandes resultados, para alcançar o sucesso? É lógico que sim! Mas se a empresa não desse isso, não trabalhasse as questões motivacionais, não promovesse um ambiente motivador, o que você faria? Aceitaria esse quadro e depois usaria isso como desculpa para justificar os maus resultados? Se sua resposta for sim, desculpe-me, mas ser um sucesso não é algo que realmente lhe incomoda, que lhe dá náuseas ou que lhe faz gemer de dor. Em uma situação assim só caberia uma resposta para os grandes campeões: “Eu iria em busca de motivação, independente de a empresa tomar ou não essa iniciativa, fazer ou não algo por mim!”.
Quem se levanta e anda alcança!
A pessoa que tem sede não deixa de tomar água porque alguém, supostamente responsável por fornecê-la, não a fornece. Quem tem sede busca saciá-la, quem tem sede de vencer, de fazer a diferença, vai beber nas fontes motivacionais, independente se lhe mostrem o caminho ou não, pois não suporta a dor do fracasso ou do insucesso.
Os vencedores, quando não encontram as condições ideais para o desenvolvimento de suas atividade, simplesmente as criam. E você, é daqueles que gasta energia e tempo reclamando ou se concentrando em evoluir, criando as condições interiores para a vitória? Isso não é difícil. Por mais inóspito ou árido em motivação que possa parecer ou ser o ambiente que o cerca, a vida sempre coloca duas fontes inesgotáveis para você nutrir sua automotivação: os textos que lemos e as pessoas com quem nos relacionamos.
É impossível que você, se procurar, não consiga encontrar em revistas, livros, artigos na internet ou em conteúdos literários algo que abra sua mente para a visão e atitudes positivas. Assim como é impossível que não exista em seu círculo de convivência, dentro ou fora do trabalho, pessoas inspiradoras que possam ajudar você a chegar mais longe, pular mais alto e conquistar mais. Mas é tudo uma questão de você tomar essa iniciativa. Tem muita gente que não alcança, pois espera que algo aconteça. Não me canso de dizer que, muitas vezes, se não em quase todas, quem espera cansa, mas quem se levanta e anda, alcança. Por isso, levante-se e beba da fonte da água viva que a vida reserva para você nutrir sua automotivação e seu entusiasmo. Leia e se relacione mais e melhor. A sede da sua alma e da sua carreira agradecerá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário